Leveduras
Uma vez que não são visíveis, as forças reconhecem-se pelos efeitos que provocam. Fisicamente, define-se a força como sendo uma grandeza vectorial.
Como pudeste observar na animação e segundo a 1.ª Lei de Newton ou Lei da Inércia, um corpo mantém o estado de repouso (velocidade zero) ou de movimento retilíneo uniforme (velocidade constante) a menos que seja obrigado a mudá-lo, pela ação de uma força externa. Repara que esta lei só se aplica a corpos com velocidade constante ou em repouso, quando as forças que sobre eles atuam, se equilibram.
A 1.ª Lei de Newton não é válida para corpos que apresentem aceleração.
Todas as forças aplicadas sobre um corpo dão origem a uma única força – a força resultante.
No caso de um corpo em movimento, a aceleração adquirida pelo corpo é diretamente proporcional a esta força.
Assim, consoante a variação da velocidade pode-se definir o tipo de movimento de um corpo como:
– movimento uniforme – variação da velocidade é nula, a aceleração é nula;
– movimento uniformemente variado – variação da velocidade é diferente de zero; a aceleração não é nula e tem um valor constante. Um movimento uniformemente variado pode ser acelerado se a norma da velocidade aumentar e retardado se a norma da velocidade diminuir.
Consideremos a seguinte situação: um patinador, que se movimente numa pista de gelo sem atrito.
Este patinador está sujeito à ação de duas forças: o peso e a reação normal da superfície.
Estas duas forças estão equilibradas, logo, podemos dizer que o patinador se move com movimento retilíneo uniforme, ou seja, move-se em linha reta, com velocidade constante e aceleração nula.
O movimento de um corredor de atletismo é um movimento uniformemente variado. No início de uma corrida o atleta aumenta a sua velocidade e, depois de passar a meta, faz diminuir essa velocidade até,