turismo
A Baroneza foi oficialmente foi a primeira locomotiva a trafegar no Brasil e inaugurou a Estrada de Ferro Barão de Mauá em 1854.
O curioso nome de Baroneza foi uma homenagem especial à esposa do Barão de Mauá.
A Baroneza se encontra totalmente preservada no Museu do Trem. No mesmo museu se encontra as outras duas peças históricas do Brasil, são as que serviram ao Rei da Bélgica e a que serviu Getúlio Vargas, que usou diversas vezes o trem em suas viagens pelo Brasil.
O Museu do trem fica no bairro do Engenho de Dentro no Rio e ao lado do futuro Estádio Olímpico João Havelange, o "Engenhão". PAN-2007.
A 1ª Ferrovia do Brasil A Estrada de ferro Barão de Mauá foi a primeira ferrovia brasileira. Foi idealizada pelo empresário Irineu Evangelista de Souza, mais tarde conhecido como o Barão de Mauá. A E.F. Mauá foi inaugurada em 30 de abril de 1854. Tinha uma extensão inicial de 14,5 km, depois foi prolongada, chegando a 15,19 km.
"Esta estrada deve ser para os brasileiros uma empresa venerada; ela simboliza o alfa de nossa via-férrea; aí sentiu pela primeira vez o solo da pátria o rodar da locomotiva" (Do livro As Estradas de Ferro no Brasil, do Eng. F. P. Passos, 1879)
História da Estrada de Ferro Mauá A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil. Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá. O trecho ferroviário seguia da estação de Guia de Pacobaíba (A estação recebeu esse nome após ser arrendada pela EF Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso,