Ficha de leitura - Morte na praia - Português
Morte na Praia, de Agatha Christie – Edições ASA
Resumo do Livro:
Hercule Poirot, famoso detective, decidiu passar as suas férias de verão no Hotel do Pirata, numa ilha onde inicialmente encontrou um clima amigável e de companheirismo.
Durante uma ida à praia, Poirot conheceu uma rapariga indubitavelmente bela, chamada Arlena Stuart, invejada por muitos por esse facto. Patrick Redfern apaixonou-se por Arlena Stuart e a sua mulher (Christine Redfern) desconfiava do sucedido.
Acontece então o previsível: numa manhã Arlena Stuart vai de gaivota até uma parte recatada da ilha, chamada Enseada do Duende. Patrick Redfern e Miss Brewster, outra hóspede do hotel, decidem ir remar também, e eis que encontram Arlena Stuart assassinada.
Entre os suspeitos encontravam-se quatro pessoas: Patrick Redfern, Christine Redfern, anteriormente referidos, Linda Marshall e Kenneth Marshall, que são a enteada e o marido da vítima. Todos apresentavam álibis relativamente credíveis.
Nas suas investigações, Poirot descobre droga numa caverna na Enseada do Duende e também que Linda Marshall, enteada da vítima, tinha estado a ler um livro sobre Bruxaria e Venenos.
Poirot organiza depois um piquenique com vista a acalmar os ânimos, mas na chegada depara-se com Linda em cima da sua cama, com uma nota a pedir desculpa por se ter tentado suicidar e morto Arlena.
Poirot revela que já suspeitava do facto, pois viu o livro que Linda comprou. Linda efectivamente moldou uma figura de cera de Arlena e perfurou-a no lugar do coração com um alfinete, pensando ter provocado a sua morte.
No entanto, Linda não matou Arlena, mas sim Patrick Redfern, com a ajuda da sua mulher, Christine. Poirot descobriu isto quando ligou os acontecimentos deste caso com outro caso que ocorreu na mesma zona, de Alice Corrigan.
O plano de Patrick e Christine foi verdadeiramente engenhoso e planeado minuciosamente para não levantar suspeita, mas Poirot conseguiu descobri-lo. No fim, Kenneth