Levantamento topografico
A aquisição dos pontos necessários a essa representação é feita a partir dos pontos estação de uma poligonal, com um teodolito e uma mira, com uma estação total e respectivo bastão ou mais recentemente recorrendo a técnicas GNSS.
O rigor exigido num levantamento topográfico deve ser tal que permita a representação fiel do terreno de acordo com a escala exigida. Assim, não fará sentido por exemplo representar as duas faces de um muro com 0.2m de largura se vamos representá-lo a uma escala 1/1000 já que corresponderá a ou seja 0.2mm aquando da impressão.
Os acidentes geográficos considerados de relevo serão representados por taludes e por curvas de nivel no caso de haver interrupções abruptas da pendente do terreno ou apenas por curvas de nivel se o terreno em causa nao tiver essas ditas interrupções. Aquando da representação das curvas de nivel deve-se ter em conta algumas regras:
1 - As curvas de nivel nunca se representam no interior de uma casa ou muros. Assume-se que o pavimento é nivelado e quando não for esse o caso, assinala-se com as respectivas cotas altimétricas os sítios de quebra;
2 - Numa via de comunicação (estrada) as curvas de nivel atravessam sempre a via na prependicular ao seu eixo;
3 - A equidistância entre curvas de nível deve estar de acordo com a escala do desenho.
4 - Em caso algum haverá cruzamento de curvas de nível;
5 - As curvas de nível são linhas que assinalam pontos com uma mesma cota altimétrica, logo, são linhas fechadas ainda que seja possível que isso nao se verifique no espaço