Levantamento Topografico
RELATÓRIO DE LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO
MANAUS
2015
INTRODUÇÃO
O trabalho de Levantamento Planimétrico do curso do segundo período da disciplina de Arquitetura e Urbanismo sob a orientação da professora Valdenise Costa, da matéria de Topografia foi realizado, no dia 12 de fevereiro de 2015, em um terreno localizado atrás do refeitório da faculdade de tecnologia (FT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) rodeado por vegetação nativa e com leves inclinações.
REFERENCIAL TEÓRICO
Topografia, do idioma grego “Topos” (lugar, região) e Graphein (descrever), é a ciência que estuda os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles numa área qualquer. Ela tem por finalidade descrever o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em consideração a curvatura resultante de sua esfericidade. Um levantamento topográfico divide-se basicamente em levantamento topográfico planimétrico, altimétrico e planialtimétrico.
Entre os vários métodos usados para realização de um levantamento, o relatado a seguir é o levantamento planimétrico por irradiação. A irradiação é utilizada para levantamento de pequenas áreas e consiste em escolher a partir de uma linha de referência conhecida, medir um ângulo e uma distância. Dessa maneira foi formada uma poligonal fechada, a área da poligonal estabelecida foi delimitada por cinco pontos. Assim, objetivava-se descrever e representar a porção da superfície terrestre em questão.
MATERIAIS UTILIZADOS
Teodolito: Principal equipamento de um levantamento planimétrico topográfico. Com ele são medidos os ângulos horizontais e verticais.
Mira Estadimétrica: Régua de alumínio retrátil utilizada na determinação de distancias horizontais e verticais entre pontos.
Bússola digital: Utilizado para identificar o Norte.
Tripé de Aço: Instrumento que possibilita apoio para o teodolito, fornecendo altura e