Levantamento topografico
A Topografia tem como finalidade determinar os contornos, dimensões e posição relativa de uma porção da superfície terrestre, desconsiderando a curvatura da esfericidade da Terra.
Através dos conceitos topográficos, conseguimos realizar o Levantamento Topográfico e Planialtimétrico.
O levantamento topográfico compreende as medições de ângulos horizontais e verticais e distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com exatidão, para determinar a posição de pontos de apoio do terreno, para a futura representação no papel.
Existem três formas de levantamento: Planimétrico, Altimétrico e Planialtimétrico, sendo o último a união dos dois primeiros.
No levantamento Planialtimétrico, são abordados os limites e confrontações de uma propriedade, através do seu perímetro; o Norte; as alturas relativas dos pontos de apoio ou de detalhes a uma superfície de referência; limites de vegetação, cercas internas, edificações, barrancos, árvores isoladas, valos, etc.
Para que o levantamento seja realizado é utilizado uma Estação Total, que é constituída por um Teodolito com um distanciometro e um coletor de dados acoplados, que permitem medir e gravar ângulos e distâncias ao mesmo tempo.
No processo, são estipulados pontos de referencia que ajudam a situar os elementos do terreno, marcando um ponto de partida aleatório. Sobre este ponto é posicionada a Estação Total. Todos os pontos formarão um polígono dentro do terreno, sendo batizados em ordem crescente (NR1, NR2, etc.) no sentido horário.
Fixada a Estação, posiciona-se um prisma no local onde está o segundo ponto, que com um sensor infravermelho indicará a distancia do primeiro ao segundo ponto e os ângulos entre eles, devendo ser medidos utilizando o método de Bessel, sendo realizadas três séries para cada ângulo, repetindo o processo até a determinação de todos os pontos.
Imagem do livro.
* Dá-se o nome de Ré ao ponto anterior e Vante ao ponto seguinte em relação ao