levantamento topografico
TIPOS DE LEVANTAMENTOS TOPGRAFICOS
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Topografia, do Curso Técnico em Edificações, na Escola Técnica de Bacabeira. Orientado pelo Professor Manoel Luiz.
BACABEIRA – MA
2013
SUMARIO
Introdução 4
Altimetria 4
Nível ótico e régua 5
Planimetria 6
Estação Total e Balisa 6
Tradicionalmente o levantamento topográfico pode ser divido em duas partes: o levantamento planimétrico, onde se procura determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y) e o levantamento altimétrico, onde o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z). A realização simultânea dos dois levantamentos dá origem ao chamado levantamento planialtimétrico.
- Altimetria - É a determinação das distâncias verticais de um certo número de pontos sobre a superfície a ser levantada, tendo como referência o nível médio dos mares ou o próprio plano topográfico.
NÍVEIS
Os níveis são equipamentos que permitem definir com precisão um plano horizontal ortogonal à vertical definida pelo eixo principal do equipamento. São três os eixos principais de nível, conforme figura abaixo:
ZZ’= eixo principal ou de rotação do nível
OO’= eixo óptico/ linha de visada/ eixo de colimação
HH’= eixo do nível tubular ou tangente central
A leitura da régua é feita da seguinte maneira, cada retângulo preenchido com a cor vermelha ou preto representa 20mm como podemos vê na figura acima, , por exemplo se o nível visar na casa do 16 mais três retângulos preenchendo acima a leitura será 16,60 M.
PLANIMETRIA - É a representação em projeção horizontal dos detalhes naturais e artificiais, (planta baixa ).
Dentre os diversos tipos existentes, os mais usuais são o levantamento planimétrico, quando a