Estimulo ao turismo
A prefeitura de Divinolândia através do Departamento de Turismo quer estimular o desenvolvimento do Turismo no município, para isso vai criar mecanismos para estimular o potencial turístico da cidade nos mais variados aspectos.
Para iniciar esse processo a prefeitura quer conhecer os artesãos do município através de um cadastro que será iniciado em breve. Este cadastro servirá para saber quem são e quantos artesãos temos na cidade, bem como o que é produzido de forma artesanal na cidade como artes plásticas, culinária, decoração, etc.
Este cadastro servirá para os artesãos poderem participar de uma feira de artesanato em Divinolândia que está em estudo pelos Departamentos de Turismo e Urbanismo e Meio Ambiente.
As feiras de artesanato são grandes atrativos para os turistas em vários municípios e aquecem toda a cadeia econômica, pois o movimento dos turistas gera renda nos mais variados segmentos da economia, como alimentação, transporte e hospedagem. Além disso, enriquece e valoriza os aspectos culturais do município, sendo também um grande atrativo para os turistas.
Além disso, os artesãos poderão compor o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – SICAB. O SICAB é um sistema implantado em 2007 que reúne em um único ambiente dados dos artesãos e suas organizações de todo País. A finalidade do sistema é oferecer uma base de dados ao Programa do Artesanato Brasileiro – PAB que possibilite o cadastramento único dos artesãos do Brasil de modo a unificar as informações em âmbito nacional.
Com uma versão mais moderna, o SICAB passou a emitir a Carteira Nacional do Artesão e a Carteira Nacional do Trabalhador Manual, a qual se constitui em uma ferramenta que facilita o acesso dos trabalhadores a cursos de capacitação, feiras e eventos de comercialização do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Em breve a prefeitura vai estar convidando os artesãos da cidade