Lesões no desporto
Índice
Introdução 3
O que é uma lesão? 4
Tipos de lesões 5
Desportos com mais tendência a lesões 6
Lesões mais comuns no desporto 7
Causas das lesões 8
Prevenção das lesões 9
O que deve fazer em caso de lesão 10
O que não deve fazer em caso de lesão 11
Conclusão 12
Bibliografia 13
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre o que é uma lesão, os tipos de lesões e quais são os desportos com mais tendência a lesões.
Vamos dar exemplos de algumas lesões que existem, e falar um pouco sobre as mesmas. De seguida iremos dizer quais as causas, como prevenir e o tratamento das lesões.
Esperemos que aprecie o nosso trabalho.
O que é uma lesão?
Uma lesão é um termo usado para descrever uma anomalia no corpo. Tal anomalia pode ser causada por doenças, traumas ou pela prática do desporto.
A maioria das lesões desportivas são resultado de um traumatismo "externo", de forças dinâmicas internas ou de um esforço de sobre uso durante ou decorrente da prática desportiva.
Conhecer as suas causas e mecanismos será a melhor maneira de as evitar e controlar.
Tipos de lesões
Existe 2 tipos de lesões:
Lesões Agudas: As lesões agudas são lesões traumáticas súbitas e intensas que ocorrem imediatamente (ou dentro de algumas horas) e provocam dor (possivelmente uma dor severa). A maioria das dores agudas resulta de alguma espécie de impacto ou trauma como uma queda, uma entorse ou uma colisão, sendo bastante óbvia a causa da lesão.
As lesões agudas provocam também sinais e sintomas comuns de lesão, como a dor, a sensibilidade, o tom vermelho da zona afectada, calor na zona afectada, inchaço e inflamação. Se houver inchaço, a lesão é aguda.
Lesões Crónicas: Lesões crónicas, por outro lado, podem ser subtis e de desenvolvimento lento. Por vezes surgem e desaparecem, e podem provocar uma dor pouco intensa. Normalmente são resultado de excesso de uso, mas também podem desenvolver-se quando