Lesões no desporto
No âmbito da disciplina de educação física foi-nos proposta a realização de um trabalho sobre lesões no desporto, prevenção e possíveis tratamentos.
É do conhecimento geral, que praticar desporto é um dos meios para conseguir um estilo de vida saudável e talvez um dos “ingredientes” mais importante.
Praticar desporto é indispensável mas há que ter cuidados para não ocorrerem lesões ao nível muscular e articular. As lesões desportivas que acontecem a nível profissional ou amador, podem ser de dois tipos: * Acidentes traumáticos, que resultam de movimentos forçados, excesso de velocidade e colisões entre desportistas. * Traumatismos, estes dizem respeito ao excesso da realização de um certo de movimento, à sua repetição constante, o que leva ao desgaste das articulações, o que acontece também em profissões que exigem movimentos específicos.
Desde serem evitadas situações violentas no desporto, devido à competição excessiva ao uso de materiais indicados à modalidade e da realização de um aquecimento devido e adequado ao esforço físico em questão, são algumas das condições básicas que muitas vezes não se verificam e se reflectem nestas lesões. Ao se verificarem estas condições algumas delas poderiam ser atenuadas ou até mesmo prevenidas, tornando a realização de desporto de certa forma mais agradável.
O que são as lesões? Porque acontecem?
As lesões desportivas geralmente associam-se a factores, como: desportos em que existe contacto físico, quando não existe uma preparação prévia (ex.: aquecimento), quando não se verifica o repouso considerado ideal entre sessões de exercícios, quando há falhas do desportista na realização de um certo movimento, quando se inicia um desporto que é completamente desajustado tento em conta a sua condição física e também quando o desporto ou o exercício exigem