REPENSANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS
RESUMO - Este artigo caracteriza as dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura e à escrita, sendo resultado da observação em duas turmas de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental I em escola da rede municipal em Teresina-PI, com alunos que estão na faixa etária entre 6 e 7 anos, além de apresentar um breve histórico sobre Dificuldades de Aprendizagem, considerando que estas deficiências são fatores vulneráveis no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado do individuo. Sabemos que o fracasso escolar aparece hoje entre os problemas de nosso sistema educacional mais estudado e discutido, devido ao fato de que frequentemente professores se deparam com alunos que apresentam tais dificuldades decorrentes de vários fatores como biológicos, sociais e emocionais. A partir do presente estudo, foi possível perceber que muito ainda se tem a fazer para que a leitura e a escrita seja de fato um direito de todos.
PALAVRAS CHAVE: educação, dificuldade de aprendizagem, escola, criança.
1. INTRODUÇÃO
Sabemos que o fracasso escolar aparece hoje entre os problemas de nosso sistema educacional mais estudado e discutido, provavelmente, devido ao fato de que frequentemente os professores se deparam com alunos que apresentam dificuldades para aprender os conteúdos propostos no contexto escolar. Nestas ocasiões, muitas vezes, os professores não sabem como agir para auxiliar seus alunos na superação de suas dificuldades. Considerando esta situação, o presente estudo, tem como principal objetivo buscar a caracterização das dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura e à escrita, bem como identificar procedimentos pedagógicos para lidar com alunos que apresentam tais dificuldades.
A escolha de nossa pesquisa não se deu de forma aleatória, pois durante algumas experiências que passamos em sala de aula observamos que muitas crianças sentem dificuldade para