lesoes
Disciplina:Urgência e Emergência
Definição de contusões
A contusão é uma lesão sem fratura dos tecidos moles do corpo. Ela é gerada pelo impacto mecânico de um agente externo sobre uma parte do corpo.
É comumente chamado de hematoma, “roxo”, equimose e galo.
É uma doença geralmente benigna. No entanto, pode ser acompanhado por uma lesão subjacente.
Deferentes tipos de contusões Quando os tecidos do organismo sofrem uma lesão por um golpe ou choque contra um corpo resistente sem que exista ferimento na pele, dizemos que há uma contusão.
As contusões são o tipo de acidente de trabalho mais comum e são produzidas em geral por objetos sem fio (de corte) nem ponta, que se chocam contra o organismo (punho, bastão, pedra etc.). Outras vezes é o corpo que se choca contra o objeto (quedas, choques).
Há diversos tipos de contusão, porém as mais
freqüentes são as equimoses e as hematoses.
Equimose – há equimose (mancha arroxeada)
quando uma contusão produz a rotura de pequenos vasos no tecido celular subcutâneo e às vezes na própria derme, infiltrando-se uma pequena quantidade de sangue entre o elementos que formam esses tecidos.
Hematoma – o hematoma produz-se quando
a contusão rompe vasos de maior calibre, derramando-se uma maior quantidade de sangue, que pode infiltra-se no tecido celular subcutâneo e nos músculos, ou então, ao separar elementos vizinhos, formar uma coleção ou acumulação localizada de sangue
O hematoma pode localizar em qualquer ponto
do organismo. Localizações freqüentes são as pálpebras e o couro cabeludo. Quando localizado no couro cabeludo, é o hematoma subgaleal. Como tratá-la?
O gelo deve ser colocado no local que está doendo
imediatamente após o traumatismo. Para proteger a pele utiliza-se uma toalha entre a pele e o recipiente (pode ser um saco plástico) com gelo.
O gelo promove diminuição da dor porque reduz o
inchaço