LESÕES
Neste trabalho vamos falar dos principais razões para prevenir as lesões a nivel desportivo e dos aspectos negativos que a provocam.
As lesões condicionam muito a relação do atleta com a actividade em causa, metendo mesmo em causa a continuação da sua prática.
Queremos com isto dizer que, a melhor forma de a prevenir-mos é ter uma boa preparação física e psíquica de modo a que o nosso corpo se sinta preparado para um bom desempenho desportivo.
Causas de lesões
1- Fraca flexibilidade- Os nossos músculos tensos e rígidos estão mais sujeitos a lesões do que outros bem exercitados ao nível da flexibilidade.
2 - Pé fraco- O atleta deve ter sempre o conjunto articular do pé musculado e preparado para os esforços a que se propõe. Caso contrário, mais cedo ou mais tarde, vêm as lesões. Tenha muito cuidado com o tipo de sapatos que utiliza e com os terrenos em que corre.
3 - Excesso de treino- Se tem pouca base de quilómetros, um aumento súbito dos mesmos é a certeza de lesão. O organismo do ser humano é uma excelente máquina bem preparada para tudo, mas que deve ser exercitada gradualmente de forma a possibilitar um equilíbrio dos diferentes esforços. 4 - Descuidos nos Períodos Fracos- Mais vale perder um treino do que estar meses e meses parado. Da mesma forma, quando recomeçar os treinos depois de qualquer lesão, uma lesão mal curada é algo que fica sempre para a vida desportiva do atleta. 5 - Falta de Apoio- Existem vários especialistas que recomendam o repouso como o melhor remédio para a cura dos males. Hoje está provado que o movimento, desde que respeitando as suas consequências fisiológicas, é algo bem mais importante do que se imaginaria há algumas dezenas de anos atrás.
6 - Factores Ambientais- Um corredor que se encontre só no seu treino habitual está mais sugeito a abandonar a actividade e a irritar-se com pequenos nadas. Viva o treino, brinque com o seu colega do lado, aproveite para contar e escutar as despreocupações de cada um