Ler é chato, será
ORIENTAÇÕES GERAIS
Antes de dar início à sistematização, sugerimos que leia e estude a Unidade 1 da disciplina, e em seguida, faça uma reflexão sobre o seu processo de aprendizagem no decorrer desta unidade.
Procure resgatar e assinalar quais conhecimentos foram ampliados: teorias, conceitos, classificações, aplicações, autores.
Na sua produção de texto, procure utilizar os conhecimentos e orientações da Unidade 1.
ATIVIDADE DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
1) Leia o texto Ler é chato. Será?, do historiador Jaime Pinsky, que se encontra no item “Leituras” da Unidade 1, e responda:
De que trata o texto?
Cite três argumentos utilizados pelo autor para defender sua tese.
A que conclusão o autor chega?
Considerando o seguinte trecho, elabore, em um parágrafo (máximo de 10 linhas), um comentário crítico sobre a frase que dá título ao texto: Ler é chato. Será?
“Propaga-se a idéia idiota que tudo que não é muito veloz é chato. O pensamento analítico é substituído por ‘‘achados’’, alunos trocaram a investigação bibliográfica por informações superficiais dos sites ‘‘de pesquisa’’ pasteurizados, textos bem cuidados cedem espaço aos recados sem maiúsculas e acentos dos bilhetes nos correios eletrônicos. O importante não é degustar, mas devorar; não é usufruir, mas possuir apressadamente. O tempo, o tempo correndo atrás”.
2) Reflita sobre o trecho a seguir e, depois, faça o que se pede:
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele (A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que sai do mundo que eu estou lendo vai além dele). (...) Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo” (Paulo Freire – Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura – Campinas, novembro de