tcc pedagogia
nomes
A MOTIVAÇÃO COMO PROCESSO FUNDAMENTAL NA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
1. APRESENTAÇÃO
O presente trabalho propõe situações de aprendizagem que promovam o desenvolvimento da competência leitora e escritora em uma escola pública para discentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, localizada numa comunidade de uma periferia de um grande centro urbano, que não possui biblioteca, nem recursos audiovisuais; elevado número de salas de aula e turmas com média de 40 (quarenta) alunos.
Essas não são as únicas fragilidades da escola. Esta apresenta em média, um aluno de inclusão por sala com déficit intelectual e, ainda, em estudo prévio realizado, verificou-se que 20% (vinte por cento) dos alunos não foram alfabetizados plenamente, sendo que o professor atua sozinho, sem contar ao menos com um professor auxiliar.
Mesmo assim, o professor deve planejar situações de aprendizagem que atendam as necessidades de cada aluno. Pois apesar de estar inserida numa comunidade com carências econômicas, sociais, culturais; ausência de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento humano, por exemplo, saneamento básico precário, atendimento deficitário; a associação de pais e mestres é atuante no sentido de encontrar soluções para as carências identificadas. A atuação dos pais e mestres é fundamental para colaborar em práticas que favoreçam o processo de ensino aprendizagem.
Outro ponto forte da escola é um gestor que busca estratégias para superar as deficiências encontradas pela escola, através da parceria com uma ONG, que promove eventos para captação de verbas a fim de melhorar os recursos didáticos (compra de livros, construção de cantos de leitura, jogos, almofadas, tapetes, lápis de cor, caneta, papel, máquina copiadora etc.)
Mostraremos que é possível desenvolver a leitura e a escrita com recursos simples, buscando a criatividade, a parceria da família e