Conflitos
PÓS-GRADUAÇÃO
CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Silvio Heleno Batista do Nascimento
São Paulo
2012
CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ANÁLISE DO FILME
“QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO”
Trabalho acadêmico do curso de pós-graduação em Administração de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie, requisito para aprovação na disciplina Cultura e Comportamento Organizacional.
São Paulo
2012
Sinopse do filme
Famoso em todo o mundo, o programa de televisão Quem Quer Ser um Milionário? chama a atenção de todos, até mesmo na Índia. No jogo de perguntas e respostas naquele país, já participaram médicos, advogados, intelectuais, entre outros, mas ninguém nunca conseguiu uma soma maior do que 16 mil rúpias. Um garoto favelado de apenas 18 anos, Jamal Malik, no entanto, consegue a façanha de chegar à última pergunta que vale 20 milhões de rúpias.
Desconfiado da idoneidade do garoto, o apresentador do show pede que a polícia investigue como que alguém sem estudos conseguiu responder todas aquelas perguntas. Preso, Jamal conta para o inspetor a história de sua vida, que o levou a chegar até ali. Quando pequeno, na favela de Juhu, em Mumbai, o menino vivia com sua mãe e seu irmão, Salim. De família muçulmana, eles sofrem um ataque de extremistas, no qual apenas as duas crianças conseguem fugir.
Na fuga, eles conhecem Latika, órfã como eles. Juntos, os três mosqueteiros passam por diversas dificuldades, vivendo num lixão ou tendo de trabalhar para um criminoso que explora crianças de rua. Porém, em um dos problemas que enfrentam, os dois irmãos acabam se perdendo de Latika. Os jovens crescem e seguem rumos diferentes, mas Jamal nunca se esquece da amiga. Um dia, decide participar do Quem Quer Ser um Milionário?, com chance de ganhar uma fortuna. No entanto, tudo o que ele quer na televisão é poder re-encontrar a garota que sempre amou.