CONFLITOS
Quando tratado de forma pacífica, o conflito pode ser aproveitado para a solução do problema inicial. Porém, quando as pessoas não são preparadas para lidarem com o conflito ou lidam de uma forma inadequada, ele se transforma em um violento confronto. (SOUZA, 2009, p. 2)
Os meios alternativos de pacificação de conflitos, se executados na linguagem adequada, podem, além de solucionar o conflito, restaurar o relacionamento deturpado pela discórdia. Estes meios trabalham com a reconstrução do diálogo e por isso apresentam uma eficiente solução para o confronto com um desgaste bem menor do que a solução via Poder Judiciário.
Em outras palavras, a utilização dos meios alternativos de pacificação social finaliza de forma definitiva o problema, pois acabam com este de acordo com o pensamento das partes e não apenas com a aplicação da Lei conforme o pensamento do juiz. E pode-se dizer também que se trata de uma maneira mais humana de resolução de conflitos.
Geralmente analisa-se o conflito de forma negativa, atribuindo a este palavras como agressão, insulto, tristeza, problema, etc. Estes pensamentos levam tabém a reações negativas, exemplificando: raiva, insônia, hostilidade, linguagemverbal agressiva, dentre outros.
Se agregar comunicação ao conflito ao invés de reprimi-lo ou lidar com ele de maneira bruta, pode-se ter a análise deste de uma forma positiva e utilizá-lo como forma de amadurecimento, aproximação das partes conflitantes, autoconhecimento, compreensão e harmonização de interesses.
A maior dificuldade na resolução de um conflito é devido à perda da comunicação eficaz entre os conflitantes.