Conflitos
Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
Há várias maneiras de indivíduos e/ou grupos lidarem com os conflitos. Eles podem ser ignorados ou abafados, ou trabalhados e transformados num elemento auxiliar na evolução de uma organização.
Alguns profissionais viam o conflito de forma negativa, como resultante da ação e do comportamento de pessoas indesejáveis, associado à agressividade, à violência física e verbal e a sentimentos negativos, os quais eram considerados prejudiciais ao bom relacionamento entre as pessoas e ao bom funcionamento das organizações.
4.1 Visão positiva do conflito
O conflito é fonte de ideias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo, pois permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores.
Em alguns momentos, e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário se não se quiser entrar num processo “sem movimento”. Assim, os conflitos não são necessariamente negativos; a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reações.
Para entender um pouco mais a visão positiva de conflito iremos conceitua-lo aqui como um processo onde uma das partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frutrar os seus interesses. Isto quer dizer que no dia-a-dia vivemos o conflito de diferentes maneiras: quantas vezes as pessoas não atravessam nosso caminho, dificultando ou mesmo impedindo o atingimento de nossos objetivos? Assim, o conflito não deve ser visto apenas como impulsionador de agressões, disputas ou ataques físicos, mas como um processo que começa na nossa percepção e termina com a adoção de uma ação adequada e positiva.
4.2 POSSÍVEIS CAUSAS DO CONFLITO
Para a correta administração do conflito é importante que sejam