Leon Krier
Fundação Armando Álvares Penteado
Beatriz Chiuratto
Gabriela Borges
Isabela Pautz
História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo VII
Professor Marcos Costa
02 de dezembro de 2013
1. Biografia
Léon Krier nasceu dia 7 abril de 1946 em Luxemburgo. É um arquiteto teórico de arquitetura e urbanista e a partir do final dos anos 1970 foi um dos arquitetos e urbanistas mais influentes neotradicional. Foi um dos primeiros e mais proeminentes críticos da arquitetura moderna e seus pensamentos tiveram grande influência sobre o movimento Novo Urbanismo, tanto nos EUA e na Europa.
Krier atua como consultor de arquitetura em projetos de planejamento urbano, mas apenas projeta edifícios de sua escolha de pessoal. Seus projeto mais conhecidos são o centro de Seaside e o plano geral de Poundbury.
2. Conceitos
Os conceitos de Léon Krier são muito similares aos conceitos do movimento “Novo Urbanismo”. O projeto de cidade defendido por Krier desde a década de 1970 é elaborado no contexto da “Resistência antiindustrial”, movimento de esquerda vinculado às lutas urbanas de Bruxelas. O projeto da Resistência antiindustrial tinha no bairro de usos mistos, classes sociais diversas e distâncias acessíveis ao pedestre a base para a organização das cidades. A cidade seria um agrupamento desses bairros autônomos interligados por “corredores” e a região um agrupamento de cidades. A cada uma das diferentes escalas haveria um centro e limites nítidos. Os espaços públicos deveriam possuir proporções familiares e serem conformados por uma arquitetura que respeitasse os padrões tradicionais, mostrando que as cidades tradicionais além de mais belas eram mais eficientes no uso do espaço e menos vulneráveis a certos problemas, como trânsito. Ele também critica o uso indiscriminado da linguagem clássica na arquitetura, que foi o que ocorreu no século XIX, na era do ecletismo.
Em um de seus livros, "Architecture of Community", observa-se