Paper
Organização e Liderança
Gian Lucas Toigo
Professor-Tutor Externo: Cristina Vaccari
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais-(EMD-0146) – Prática Módulo I
24/11/2011
RESUMO A gestão de pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes. Em seu trabalho, cada administrador, seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor, desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar. Ao serem exercidas corretamente essas funções, as organizações atingem demais objetivos agregados a inúmeros fatores.
Palavra-chave: Funções administrativas. Organizações. Gestão por competência.
1 INTRODUÇÃO
O termo gestão pode ser compreendido como sinônimo de administração. Administrar, por sua vez, é um processo complexo com diversas definições possíveis. A mais simples das definições seria: executar de forma contínua e virtuosa o processo administrativo. Esse processo resulta da interação constante de quatro elementos: planejamento, organização, direção e controle.
Vistas como processos, cada uma dessas fases pode ser decomposta em processos menores, mais específicos, a fim de que possam ser definidas as várias atividades envolvidas no processo gerencial e seus desdobramentos. E isso pode-se fazer com o controle, que exige ser visto como um processo (processo de controle) inserido em um processo maior (processo de gestão).
Contratar o profissional ideal não é fácil. Nem sempre uma seleção realizada com todo carinho detecta o profissional que gostaríamos de ter