Lençois Paulista
Biblioteca Municipal "Origenes Lessa"
A Biblioteca Municipal “Origenes Lessa” foi inaugurada em abril de 1963 pelo prefeito Antonio Lorenzetti Filho que governou a cidade em dois períodos: (1960 a 1964 e 1969 a 1972). Com um acervo de 90 mil livros, é considerada a maior biblioteca pública do interior do Estado de São Paulo. Em 1986, na gestão do ex-prefeito Ideval Paccola, uma comitiva de escritores famosos, membros da Academia Brasileira de Letras, entre eles o ex-presidente José Sarney e Pedro Bloch, esteve em Lençóis a convite do ex-prefeito e do também membro da ABL, o lençoense Orígenes Lessa.
Cidade do Livro
A convite do lençoense membro da Academia Brasileira de Letras, Orígenes Lessa, o também acadêmico, médico e escritor Pedro Bloch, esteve, em 1986, visitando Lençóis Paulista. Quando o ilustre visitante adentrou à Biblioteca, percebeu que havia mais de um livro para cada habitante da cidade. Perplexo, Pedro Bloch disse: “ESTA É A CIDADE DO LIVRO”.
Orígenes Lessa, orgulho de todos os lençoenses
Para o imortal, membro da Academia Brasileira de Letras, Pedro Bloch, tudo o que Orígenes Lessa sabia ele aprendeu com o pai e não com os livros. Orígenes nasceu em Lençóis Paulista no dia 12 de julho de 1903, filho de Vicente Themudo Lessa e Henriqueta Pinheiro Lessa. Seu pai era pastor protestante, jornalista e professor de teologia. Aos três anos