Semi condutores, isolantes e condutores
Semicondutores:
Muito utilizado em equipamentos eletrônicos, os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolante para condutores com grande facilidade. Isso se deve ao fato de que os semicondutores possuem uma banda proibida intermediária.
A banda proibida é a região localizada entre as bandas de valência, ou camada de valência do átomo, e a banda de condução (região onde, sob ação de um campo elétrico, se forma a corrente elétrica).
Exemplos: O silício e o germânio.
Aplicações: O semicondutor é um material-chave na indústria eletrônica. Os dispositivos que utilizam o semicondutor são hoje utilizados em todo tipo de circuitos.
Os dispositivos semicondutores mais comuns são: Diodo semicondutor, Transistor e Dispositivos fotossensíveis.
Supercondutores:
É uma propriedade física. De característica intrínseca de certos materiais, quando resfriados a temperaturas extremamente baixas, tendem a conduzir corrente elétrica sem resistência nem perdas.
Exemplos: Cobre e Mercúrio.
Aplicações: Os magnetos supercondutores são alguns dos mais poderosos eletroímãs conhecidos, e também são usados para construir junções de Josephson, conhecidos como blocos SQUIDs (dispositivos supercondutores de interferência quântica), considerados os magnetómetros mais sensíveis conhecidos.
Isolantes:
São materiais que servem como barreiras para certas coisas, nós temos os isolantes térmicos, elétricos e sonoros. Exemplos: A borracha e o vidro, são isolantes elétricos pois não conduzem eletricidade.
Aplicações: A capa de um material isolante que existe em cada fio elétrico em uma instalação residencial, permite que eles sejam colocados em contato uns com