Condutores semi e isolantes
FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA
TEMA: CONDUTORES, SEMICONDUTORES E ISOLANTES
ALUNO: VALDELY JÚNIOR MATRÍCULA: DATA: 19/04/2011 1º SEMESTRE
Introdução
Fig. 1.0 Átomo de Rutherford-Bohr
O átomo mostrado na figura acima é chamado “átomo de Rutherford-Bohr”, o mesmo tem o comportamento parecido com o do sistema solar, como conhecemos atualmente.
Segundo a teoria do “átomo de Rutherford-Bohr”, o núcleo atômico teria comportamento semelhante ao do sol, em torno do qual circundam os elétrons (planetas), em orbitas.
O núcleo do átomo possui os protons, caracterizados pelas cargas positivas, os neutrons, por sua vez, cargas neutras. Em torno do núcleo observa-se os elétrons, partículas de cargas negativas. Vários estudos feitos sobres os átomos, mostram que a massa dos protons é cerda de 1840 vezes maior que a do elétron, ainda assim a carga elétrica do proton é a mesma do elétron.
Alguns estudos também procuraram estimar a força que mantinha agregado o “sistema” átomo e notou-se que, a força atrativa entre o núcleo e os elétrons em órbita é inversamente proporcional, ou seja, quanto maior a distância entre eles, menor a força de atração.
A partir disso chegou-se a definição de corpos bons condutores e corpos maus condutores.
Nas palavras de Hélio Creder:
“Corpos bons condutores são aqueles em que os elétrons mais externos, mediante um estímulo apropriado (atrito, contato ou campo magnético), podem ser retirados dos átomos.
“Corpos maus condutores são aqueles em que os elétrons estão tão rigidamente solidários aos núcleos que somente com grandes dificuldades podem ser retirados por um estímulo exterior.”