Lençóis Paulista
Imagem 01- Brasão do município
1.1.Histórico
O Município de Lençóis Paulista localiza-se na região centro-oeste do Estado de São Paulo, a uma distância de 246 Km da capital e conta hoje, segundo estimativa do IBGE com 65.587 habitantes e uma área territorial de 808 km2.
A cidade teve início no século XIX. Existem duas versões para sua fundação, a primeira que denomina o Sr. José Teodoro de Souza como fundador, um sertanista que fixou residência no local e a segunda que atribuí a fundação ao Sr. Francisco Alves Pereira que, desligou-se de uma caravana com destino a Goiás para explorar o rio, que mais tarde recebeu o nome de “Lençóis”, por suas espumas brancas que lembravam um lençol. Seja por uma ou outra explicação o primeiro povoado fixou-se no Bairro de Lençóis, ainda no território de Botucatu, a partir da doação de terras por parte dos proprietários rurais para a formação da comunidade de Nossa senhora da Piedade, hoje, padroeira do município.
Lençóis foi denominada, por muito tempo, como a “boca do sertão” , por ser considerada uma das últimas fronteiras da civilização. Era comum no Séc. XIX a existência das monções, expedições que desciam o Rio Tietê, oriundas de Goiás e Mato Grosso, e que entravam na área onde hoje está o Rio Lençóis, que desemboca no Tietê, em território hoje pertencente ao município de Macatuba. Em mapas de navegação feitos no início do século 18 já constava este rio.
O povoado foi elevado à Freguesia Distrito, em 1858. Poucos anos depois, 1865, foi elevado a Município. Por existir na Bahia uma localidade chamada Lençóis, mais antiga, sua denominação foi alterada em 1944, para Ubirama, escolhida em virtude da cana-de-açúcar ser cultivada em grande escala no Município. O primitivo nome foi novamente adotado em 1948, acrescentando-lhe “Paulista” para diferenciar da Cidade baiana.
Do