Lentilha
2. DESENVOLVIMENTO Provavelmente cultivada há cerca de 10 mil anos, as lentilhas são originárias da Ásia, havendo registro de sua existência, no norte da Síria. No desenvolvimento da agricultura do neolítico, elas eram consumidas na Grécia e sul da Bulgária. Na era do bronze, tornaram-se conhecidas na Hungria, Checoslováquia, Suiça, Alemanha e França. Durante milênios, as lentilhas têm sido tradicionalmente comidas com cevada e trigo, produtos originários nas mesmas regiões.
3. Figura 1 - Lentilha da variedade Puy Povos da Índia, Oriente Médio e África do Norte foram alguns dos que a utilizavam como base na alimentação. Já no século XVI, a lentilha é introduzida na América, mas apenas com o fim da Primeira Guerra Mundial passa a ser cultivada nos Estados Unidos e Canadá, sendo o Canadá o maior produtor e exportador mundial de lentilha. Cerca de 30% das calorias da lentilha são vindas da proteína. A lentilha têm o terceiro maior nível de proteína, em peso, do que qualquer outro legume. As lentilhas também contêm fibras alimentares, ácido fólico, vitamina B1 e minerais.. A planta é uma boa fonte de ferro, tendo mais da metade da necessidade diária de ferro de uma pessoa em uma porção de um copo. Hoje, a lentilha simboliza riqueza e por isso é um alimento que se encontra na ceia de Réveillon de muitos brasileiros. Além disso, as lentinhas são uma opção saudável de alimento para o ano inteiro.
4. CONCLUSÃO Concluímos que, a lentilha é um alimento saudável provedor de proteínas e que é cultivado desde o neolítico,originária da Ásia Menor e Síria.Vimos