O uso de algas lentilhas d’água no tratamento de águas residuais
Os metais compõem um grupo de elementos químicos sólidos no seu estado puro (com exceção do mercúrio, que é líquido) caracterizados pelo seu brilho, dureza, cor amarelada a prateada, boa condutividade de eletricidade e calor, maleabilidade, ductibilidade, além de elevados pontos de fusão e ebulição.
Dentre estes elementos existem alguns que apresentam uma densidade ainda mais elevada do que a dos demais, e, por isso são denominados metais pesados. Além da densidade elevada, possuem elevados níveis de reatividade e bioacumulação. Isto quer dizer que tais elementos, além de serem capazes de desencadear diversas reações químicas, não metabolizáveis (organismos vivos não podem degradá-los), o que faz com que permaneçam em caráter cumulativo ao longo da cadeia alimentar. Alguns exemplos de metais pesados são: mercúrio, chumbo, cádmio, cromo, entre outros. Tais metais sãoo utilizados em indústrias como:
Indústrias metalúrgicas, de tintas, de cloro;
Incineradores de lixo urbano e industrial, que provocam a sua volatilização e formam cinzas ricas em metais, principalmente mercúrio, chumbo e cádmio;
Catalisadores;
Indústrias de pilhas e baterias de alto desempenho;
Indústria bélica.
Infelizmente, o descarte desse material não é feito de modo correto. Na maioria das vezes, eles são jogados sem o cuidado necessário, o que acaba contribuindo para a poluição de solos, rios, lençóis freáticos, etc. Neste trabalho será tratado, especificamente, a concentração de metais pesados em águas residuais proveniente da indústria têxtil
E como solucionar esse problema?
Um grupo de pesquisadores europeus realizaram um estudo visando melhorar o tratamento da água que saía das indústrias têxteis, devido a grande concetração de metais pesados na mesma atráves do uso de algas e da lentilha d’água.
Aplicação da inovação no tratamento da água
Como dito anteriormente, o uso de algas e lentilha d’água é utilizado no tratamento