TRABALHO F SICA 2
OBJETIVOS 4
INTRODUÇÃO 4
MATERIAL UTILIZADO 4
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
ANÁLISE DOS DADOS 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 7
OBJETIVOS
O objetivo do experimento é estudar a ressonância em cordas vibrantes.
INTRODUÇÃO
Uma onda pode ser entendida como uma perturbação que se propaga em um meio. Existe uma grande variedade de ondas na natureza, e o estudo de suas propriedades e seu comportamento constitui um importante campo da física.
Neste experimento, estudamos as características de ondas transversais que se propagam em uma corda vibrante, chamadas de ondas harmônicas estacionárias. Este tipo de onda é caracterizada por uma grande vibração, e é uma manifestação de ressonância da corda com relação à excitação por uma força externa.
MATERIAL UTILIZADO
Para o desenvolvimento do experimento, utilizamos um o conjunto de Ondas Estacionárias em uma Corda Vibrante. Na base do conjunto esta uma régua graduada, alto-falante, suporte para a passagem do fio de nylon e na extremidade do fio um porta massor.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1º Passo: Medir a massa do massor e do porta massores (a unidade da massa deve ser em Kg).
2º Passo: Encaixar o porta massores com um massor ao anzol situado na ponta do fio de nylon. O massor dará tensão ao fio de nylon.
3º Passo: Verificar se todos os instrumentos estão devidamente posicionados no sistema.
4º Passo: Ligar o aparelho gerador de áudio frequência.
5º Passo: Girar devagar o botão de ajuste, a fim de encontrar a frequência necessária que proporcione ao fio uma vibração que nos permita obter o primeiro harmônico.
6º Passo: Regular a frequência da vibração e tentar encontrar os segundo, terceiro, quarto e quinto harmônicos.
7º Passo: Adicionar mais um massor ao porta massores, para provocar uma maior tensão ao fio de nylon. Os 6 passos serão realizados novamente agora com dois massores.
ANÁLISE DOS DADOS
Ao ligar o amplificador para obtermos os harmônicos, ajustamos a frequência para que a corda comesse a