PO David
Jorge
2014/2015
Traçagem
Formador: David Afonso
Turma: MIMA 1º ano
Trabalho
elaborado por: • André Branco;
• Daniela Moniz;
• Emanuel Moniz;
• Sérgio Ferreira.
Práticas Oficinais:
Módulo 1 – Metrologia
Oficinal
Introdução
Neste trabalho vamos abordar as varias caracteristicas da traçagem sendo estas: definição de traçagem, utensílios de traçagem, preparação de peças para traçagem, traçagem no plano e traçagem no espaço.
Os objetivos deste trabalho é dar a conhecer aos nossos colegas e a nós o que significa traçagem e os vários tipos de traçagem, com isto aprefundamos os nossos conhecimentos sobre a matéria em questão.
Preparação de peças para traçagem
Antes de iniciar a traçagem há que preparar as peças.
Primeiro é necessário limpá-las para tirar-lhes toda a sujidade ou particulas estranhas.
De seguida, revestir-lhes as superfícies com uma pintura especial ou com alguma substância que dê boa visibilidade dos traços do riscador.
O revestimento pode ser total ou parcial, ou seja pode ser aplicado toda a superficie esterior da peça ou apenas á parte onde se vai traçar.
Sempre que necessário, coloca-se pontes e tampões de madeira nas aberturas da peça.
As substâncias mais utilizadas no revestimento são o giz, o sulfato de cobre, o verniz de goma-laca ou tinta especial para traçagem. Traçagem
Consiste no conjunto das operações a realizar para marcar, nas peças a submeter aos vários tipos de trabalhos de formação e acabamento mecânico, as linhas e pontos que lhe delimitam as formas.
Ou seja consiste em passar para as peças os desenhos dos planos ou em marcar outros pontos ou linhas importantes para as operações de fabrico e acabamento.
Os utensílios a que se recorre para traçagem são muitos e de variados tipos.
Os mais usados são:
Utensílios de traçagem
Compasso
Fresa
Régua,
Transferidor e
Esquadro
Graminho
Punção de
Marcação
Riscador
Esquadr o de
Cepo
Traçagem no plano
Tipos de