lentes esfericas
1 – INTRODUÇÃO
As lentes esféricas são um sistema óptico formado por três meios homogêneos e transparentes, nos quais a luz pode se propagar e sofrer o fenômeno da refração. Possuem duas faces esféricas ou uma face esférica e a outra plana. As lentes podem apresentar dois comportamentos ópticos: convergente e divergente. Chamamos de lentes esféricas de bordas delgadas aquelas cujas bordas são finas; e chamamos de lentes esféricas de bordas espessas aquelas lentes cujas bordas são grossas.
A lente esférica é muito usada em nosso cotidiano, sendo que a encontramos em diversos equipamentos, como nos óculos, nas câmeras fotográficas, nos projetores de imagens, na lupa, na luneta, etc. A lente é usada basicamente para formar imagens de diferentes objetos.
Os raios das faces das lentes R1 e R2 podem ser iguais ou diferentes. Se a face for plana, significa que o raio é igual a infinito. Para nomear as lentes, citamos em primeiro lugar o nome da face de maior raio de curvatura.
Tipos de lentes: Lente convergente
Uma lente é classificada como convergente quando um feixe de luz paralelo, incidente nela, formar um ponto imagem real. Esquematicamente:
Lente divergenteUma lente é classificada como divergente quando um feixe de luz paralelo, incidente nela, formar um ponto imagem virtual. Esquematicamente temos:
OBS: Para poder caracterizar uma lente como convergente ou divergente ao ser incidida por um feixe de luz, devemos levar em consideração os índices de refração da lente e do meio.
Dentre as lentes esféricas que são utilizadas, seis delas são de maior importância no estudo de óptica, sendo elas:
Lente biconvexa
É convexa em ambas as faces e tem a periferia mais fina que a região central, seus elementos são:
Lente plano-convexa
É plana em uma das faces e convexa em outra, tem a periferia mais fina que a região central, seus elementos são:
Lente côncavo-convexa
Tem uma de suas faces côncava e