Engenharia e Sustentabilidade
O que fazer pelo Brasil sustentável neste mundo globalizado
Março 2011
Introdução
Sem dúvida que a conscientização da população é a tarefa mais importante a ser feita para garantir a sustentabilidade do Brasil nesse mundo globalizado. Os políticos deveriam olhar com mais seriedade e comprometimento a fatia do orçamento destinada à educação e à “cultura verde” dos jovens, pois a conscientização dessa nova geração é o caminho mais curto e eficiente para uma cultura conservacionista.
A legislação existente é vasta, mas a sua aplicação ainda deixa a desejar. Mais uma vez é necessário que se tenha seriedade e que seja dada a verdadeira importância para os nossos recursos naturais (água, solo, atmosfera, florestas, biodiversidade). É chegado o tempo em que as questões ambientais tornaram-se prioridade e devem ser tratadas como tal. Devemos estabelecer e atualizar a legislação existente, mas principalmente precisamos criar mecanismos que garantam o seu cumprimento. A fiscalização ativa é tão importante quanto a legislação.
Também há que se discutir o custo da sustentabilidade. O código florestal, que está em vias de ser alterado pelo congresso, é um bom exemplo de que não basta legislar, sem equacionar os mecanismos práticos da sua aplicação. Existe hoje um passivo ambiental muito grande, engenheiro ambiental possui um papel muito importante na luta a favor do meio ambiente, pois esta profissão tende a ajudar a minimizar as alterações dos recursos naturais após ações humanas.
Objetivo
Demonstrar neste artigo o papel do engenheiro ambiental no mundo globalizado no domínio Brasil,contemplando temas como água ,ar ,solo e recursos energéticos.
Metodologia
Para realização deste artigo foi realizado primeiramente a leitura do material de apoio disponibilizado pelos professores nos cursos ,nesses materiais estão inclusos :Material didático do curso , livros