Aplicações funcionais do conjunto ANM
Aplicações funcionais do conjunto ANM
Nome: Patrícia de Oliveira
Curso: Engenharia de Petróleo
INTRODUÇÂO:
ANM- Árvore de Natal Molhada
A ANM é um equipamento instalado no fundo do mar, constituído basicamente por um conjunto de válvulas tipo gaveta, um conjunto de linhas de fluxo e um sistema de controle interligado a um painel localizado na plataforma de produção.
As ANMs podem ser classificadas, quanto ao modo de instalação e de conexão das linhas de produção e controle, em:
Diver operated (DO) – operadas por mergulhador;
Diver assisted (DA) – assistida por mergulhador
Diverless (DL) – operada sem mergulhador;
Diverless lay-away (DLL) – operada sem mergulhador;
Diverless guidelineless (GLL) – operada sem mergulhador e sem cabo-guia.
ANM – DO: As ANM do tipo DO, de baixo custo de aquisição, foram introduzidas para viabilizar a produção de campos ou poços marginais em águas de até 200 metros de profundidade. Nesse tipo de árvore os mergulhadores podem operar válvulas manuais e realizar conexões das linhas de fluxo e controle.
ANM – DA: São ANMs instaladas em poços profundidade de até 300 metros, onde o único trabalho previsto para mergulhadores é a conexão das linhas de fluxo e controle. Não existem válvulas de acionamento manual. Um inconveniente característico deste tipo de ANM e também das árvores do tipo DO é a necessidade de usar mergulhadores para desconectar as linhas de produção e controle da ANM para retirar a árvore toda vez que for necessário intervir no poço.
ANM – DL: São ANMs destinadas a poços de até 400 metros de lâmina d´água. Todas as conexões e\ou acoplamentos são feitos através de ferramentas ou conectores hidráulicos, inclusive linhas de fluxo e controle. Podem ser consideradas as percursoras das atuais ANMs DLl e GLL, pois os conceitos utilizados nestas últimas foram evoluções decorrentes das muitas dificuldades enfrentadas na instalação das ANMs DL. Como as primeiras ANMsDL