Lentes esféricas
Definição
Uma lente esférica é um corpo transparente,que possui duas faces esféricas ou uma face esférica e outra plana.No caso mais comum, o corpo transparente é de vidro e imerso no ar.
Tipos de Lentes
Para nomear as lentes, citamos em primeiro lugar o nome da face de maior raio de curvatura.
Lentes de bordos finos
Lentes de bordos grossos
Comportamento óptico
Quanto ao comportamento de um feixe de luz ao ser incidido sobre uma lente podemos caracterizá-las como divergentes ou convergentes, dependendo principalmente dos índices de refração da lente e do meio.
Lentes esféricas CONVERGENTES
* caso mais comum é o que a lente tem índice de refração maior que o índice de refração do meio externo. Um exemplo de lente convergente é o de uma lente biconvexa (com bordas finas). * Já o caso menos comum ocorre quando a lente tem menor índice de refração que o meio. Um exemplo de lente convergente é o de uma lente bicôncava (com bordas espessas). * *
Lentes esféricas DIVERGENTES * O caso mais comum é o que a lente tem índice de refração maior que o índice de refração do meio externo.Um exemplo de lente divergente é o de uma lente bicôncava (com bordas espessas). * Já o caso menos comum ocorre quando a lente tem menor índice de refração que o meio.Um exemplo de lente divergente é o de uma lente biconvexa (com bordas finas)
Lentes Esféricas Delgadas
As lentes de bordos finos ou espessos,que apresentam a espessura da parte central desprezível,em comparação com os raios de curvatura de suas faces,são denominadas lentes delgadas e são representadas por em segmento de reta perpendicular ao eixo principal,com setas em seus extremos.
Quando a lente delgada é convergente, os raios emergentes convergem para um ponto F’ do eixo principal (Fig 1) Quando a lente delgada é divergente, o feixe emergente diverge como se partisse do ponto F’ do eixo principal (Fig.2). O ponto F’ é denominado