Lentes esfericas
Turma: 2007
LENTES ESFÉRICAS
Bom então uma lente esférica nada mais é que o sistema óptico constituído de três meios homogêneos e transparentes, sendo que as fronteiras entre cada par sejam duas superfícies esféricas ou uma superfície esférica e uma superfície plana, as quais chamamos faces da lente.
Para um estudo simples consideraremos que o segundo meio é a lente propriamente dita, e que o primeiro e terceiro meios são exatamente iguais, normalmente a lente de vidro imersa em ar.
Lente convergente
Uma lente é classificada como convergente quando um feixe de luz paralelo, incidente nela, formar um ponto imagem real.
Lente divergente
Uma lente é classificada como divergente quando um feixe de luz paralelo, incidente nela, formar um ponto imagem virtual.
Instrumentos Ópticos
Microscópio Composto
O microscópio composto, ou também só microscópio, tem como objetivo visualizar detalhes de imagens minúsculas que o olha humano não consegue ver.
Possui duas lentes. A primeira e objetiva que é fortemente convergente (fornece uma imagem real e invertida) possui uma pequena distância focal, fica voltada para o objeto formando no interior a imagem do mesmo. A segunda lente é ocular, também com pequena distância focal, menos convergente que a objetiva, formando uma imagem virtual e direita no final.
Essas lentes são botadas nas extremidades de um tubo, e o sistema que permite a aproximação ou o afastamento do conjunto ocular-objetiva, faz uma melhora em seu campo de observação ao focaliza-lo.
Câmera Fotográfica
A Câmera fotográfica como um instrumento óptico de projeção, se baseia no principio de que um objeto e visualizado através de uma lente convergente, sendo que a distância do objeto a câmera será maior através da lente convergente, assim produzindo uma imagem real e invertida. A lente ou sistema de lente empregada recebe o nome de objetiva.
Também é importante que a foto seja projetada sobre o