Resumo Calorimetria
A temperatura (energia cinética média das partículas) de um corpo é o grau da medida de agitação dos átomos ou moléculas.Ec= mv²/2Calor energia em transito ( transferência de energia térmica).
Perda ou ganho de calor
- Variação de temperatura: Q = m.c.Var T
Capacidade térmica= m.calor escificoC=Q/variação temp- Mudança de estado físico: solido, liquido, gasosoQ= m . Latente
Equilíbrio térmico: fenômeno em que dois corpos com temperaturas diferentes trocam calor ate chegarem a um ponto comum.
Pontos fixos:
Celsius Fahrenheit Kelvin
Fusão do gelo 0°C 32°F 273 K
Ebulição da água 100°c 212°F 373 K
Comparação entre as escalas
Tf-32/212-32= Tc-0/100-0
Tf-32/180 = Tc/100
100(Tf-32) = 180Tc
Tf-32=180Tc/100
Tf=1,8 Tc+32 ou Tf-32/9=Tc/5
Tk= Tc+273
Dilatação térmica
DILATAÇÃO DOS SOLIDOS
- Moleculas pouco agitadas e bem próximas- volume e forma bem definidos-quando o corpo solido é aquecido há o distanciamento das moléculas entre si
* DILATAÇÃO LINEAR
Quando os corpos são submetidos a uma variação de temperatura eles dilatam, ou seja, sofrem aumento ou diminuição nas suas dimensões. Vale deixar bem claro que essa variação é bem pequena, e que muitas vezes ela não é perceptível a olho nu, necessitando, assim, de equipamentos, como o microscópio, para poder visualizar.
Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo, os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entre eles aumenta. Assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, ou seja, ele se dilata. De uma forma geral, todos os corpos se dilatam após serem aquecidos e se contraem após terem sua temperatura reduzida.
A dilatação linear é aquela em que ocorre variação em apenas uma dimensão, ou seja, o comprimento do material. Imagine a seguinte situação: uma barra de metal de comprimento Li à temperatura ti, é aquecida até uma determinada temperatura tf. O que se percebe