trabalho d geografia
De
Geografia
Nome:
O presidente Franklin Delano Roosevelt, o primeiro ministro Winston Churchill e o líder soviético Joseph Stalin encontram-se em Yalta em 4 de fevereiro de 1945 para discutir o esforço de Guerra dos aliados contra a Alemanha e o Japão e tentar estabelecer algumas questões diplomáticas preocupantes. Embora um bom número de importantes acordos fosse alcançado na conferência, tensões sobre questões europeias, particularmente o destino da Polônia, pressagiavam o desmoronamento da Grande Aliança que se havia desenvolvido entre a União Soviética, os Estados Unidos e a Grã Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial e insinuando a emergência da vindoura Guerra Fria.
Ao encontrar-se na cidade de Yalta na Crimeia russa de 4 a 11 de fevereiro, Roosevelt, Churchill e Stalin chegavam cada qual com sua agenda para a conferência. Para Stalin, os principais objetivos eram a assistência econômica no pós-guerra e o reconhecimento por parte dos Estados Unidos e da Grã Bretanha de sua esfera de influência na Europa Oriental. Churchill tinha em mente antes de tudo a proteção do Império Britânico, mas também queria esclarecer o status político da Alemanha no pós-guerra.
As metas de Roosevelt se concentravam no consenso para a criação das Nações Unidas e em conquistar o apoio efetivo da União Soviética na guerra contra o Japão uma vez que Hitler já estava praticamente derrotado. Nenhum deles deixou Yalta completamente satisfeito. Não houve definição precisa quanto à ajuda financeira à União Soviética. Muitas questões pertinentes a Alemanha foram diferidas para posterior discussão.
Quanto às Nações Unidas, Stalin queria que todas as 16 Repúblicas soviéticas estivessem representadas na Assembleia Geral, mas concordou com três – a União Soviética como um todo, a Bielorússia e a Ucrânia. Entretanto, os soviéticos concordaram em entrar em guerra contra o Japão noventa dias após a capitulação de Berlim.
Foi sobre o estatuto de pós-guerra da Polônia,