Leitura
Professor Gilberto Sá
Acadêmicos: Alexandre, João César,
Kelvin e Victor
“ L E R É M A I S I M P O R TA N T E Q U E
E S T U D A R” - Z I R A L D O
O sentido de ler é bem mais amplo. Ziraldo certamente se refere às várias capacidades leitoras que vão além daquelas que nos são solicitadas quando estudamos as várias matérias escolares: interpretar, relacionar textos, de discutir ideias dos autores, apreciação estética, de criação de sentidos, do leitor como coautor do livro. Ao contrário de estudar, ler, aqui, não se divorcia da vida e nos leva a também desejarmos nos experimentar como escritores, para comunicarmos nossas inquietações, temas que nos mobilizam, para nos apresentarmos com nossas questões.
O QUE É LEITURA?
A escrita deve ter um sentido para quem lê, pois saber ler não pode ser representar apenas a decodificação de signos, de símbolos. Ler é muito mais que isso; é um movimento de interação das pessoas com o mundo e delas entre si e isso se adquire quando passa a exercer a função social da língua, ou seja, quando sai do simplismo da decodificação para a leitura e reelaboração dos textos que podem ser de diversas formas apresentáveis e que possibilitam uma percepção do mundo. DICAS DE LEITURA
1) Leia um livro por vez
Quanto mais caóticos forem nossos hábitos de leitura, mais custosa será nossa tarefa de lembrar dos detalhes de um livro e retomá-lo do ponto em que paramos. Muitas vezes perdemos o fio da meada em algumas páginas; quando intercalamos livros diferentes, a confusão mental é ainda maior. Assim perdemos vários minutos de leitura que poderiam ter um destino mais nobre. Force-se a ler apenas um livro por vez. Afinal, você quer ser rápido ou quer se divertir?
2) Segure sua língua
A maioria dos leitores tem o hábito de pronunciar, sem emitir sons, cada palavra que lê. A fala é muito mais lenta do que a visão. Se nos acostumarmos a ler sem subvocalizar cada palavra, leremos muito mais rápido.
3) Leia grupos de palavras
Em vez