Plasticos
Design de Interiores Noturno 1
Francisco Carey Kroth Junior
História da Arte 1
Prof: Sandra Moreira
Introdução
Os plásticos são materiais sintéticos produzidos a partir de matérias químicas básicas chamadas monômeros. São formados pela união de grandes cadeias moleculares, os polímeros,do grego, poli, que significa muitas, e mero, partes.
Existem polímeros naturais e sintéticos,os sintéticos são produzidos industrialmente e dão origem aos plásticos. Os polímeros naturais podem ser encontrados em plantas e animais. A madeira, o algodão e o látex são alguns deles.
Na construção civil, a partir do século XX, particularmente na segunda metade, alguns dos materiais convencionais empregados naconstrução, foram sendo progressivamente substituídos por materiais poliméricos.
Nos últimos cinquenta anos, a indústria das matérias plásticas desenvolveu-se intensamente, chegando a superar a indústria do aço. Materiais como o poliestireno, o polietileno, o policloreto de vinilo (PVC), a poliamida (Nylon), ou o polipropileno, que são os mais utilizados, estão presentes no cotidiano tanto de grandes centros urbanos quanto em pequenas cidades rurais.
O nome plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem, foi adotado para designar um grupo de materiais capazes de seremmoldados em diversas formas através da deformação. O plástico se constitui comoum material artificial obtido pela combinação do carbono com oxigênio, hidrogênio,nitrogênio e outros elementos orgânicos ou inorgânicos que se apresenta sob a condição delíquidos em alguma fase de sua fabricação, o que lhes permite ser moldados nas formasdesejadas, porém apresentam-se sólidos na fase final.
A história do plástico
Nos dias de hoje, o plástico é considerado essencial para o progresso da humanidade. O aperfeiçoamento das tecnologias de transformação viaja na mesma intensidade da história dos polímeros.
Para