Leitura e o sentido dos textos
Ao ler um texto deve-se levar em consideração a época em que foi escrito, o gênero textual, e o público alvo que o autor quer atingir. Uma criança, por exemplo, não conseguiria ler e entender um texto jornalístico que relata o período da ditadura no Brasil, assim como seria difícil para um idoso, entender temas relacionados às redes sociais.
A prática da leitura é algo que deve ser incentivado desde os primeiros anos de uma criança, seja os pais ler um livro de “conto de fadas” ou a escola dar atividades que estimule a criança a ter o hábito de ler e se interessar pela leitura, pois com isso estaremos também despertando a imaginação e a curiosidade das crianças, e assim ajudaremos a formar o censo crítico dentro delas e o gosto pela leitura que se for bem administrado pelos professores e pelos pais, não será perdido.
Com profunda satisfação. Sempre defendi um enfoque amplo no ensino da leitura que inclua aprender a ler; aprender a aprender através da leitura e aprender a divertir-se lendo. Um enfoque desse tipo exige que a leitura seja considerada como uma questão de projeto escolar, de modo que em cada ciclo e cada nível, da Educação Infantil até o Ensino Médio, sejam contemplados conteúdos específicos de leitura. Quando as crianças já aprenderam a ler autonomamente, resta um longo caminho a percorrer que, na verdade, não termina nunca... Por outro lado, na escola, os meninos e as meninas devem encontrar múltiplas oportunidades de desfrutar da leitura: da que outros fazem para eles e da leitura própria, pessoal e independente, vinculada a uma ampla variedade de gêneros. Entendida desse modo, a leitura tem um lugar ao longo de toda a escolaridade; na escola, não se aprende só a ler, mas também se aprendem maneiras de ser leitor, algumas mais funcionais, outras mais restritivas. Isabel Solé em entrevista ao Pátio
Isabel Solé fala de maneira clara