Leitura e o sentido do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UNIVERSIDADE ANHANGUERA
UNIDERP
PEDAGOGIA - EAD – 1° SÉRIE
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 2° BIMESTRE:
LEITURA E OS SENTIDOS DOS TEXTOS
Professor (a):
Componentes do Grupo:
JUNDIAÍ - JUNHO/2012
Ler é uma prática social, que ocorre em diversos espaços e contextos da nossa vida. Portanto, para a ampliação da participação e exercício efetivo da cidadania, o pré-requisito básico e fundamental passa a ser, a formação de um usuário competente da linguagem e da escrita.
Para isto é inaceitável que tratemos os indivíduos meramente como decodificadores lingüísticos. É necessário que ele seja um bom interlocutor e consiga dialogar criticamente sobre um assunto pautado. É preciso que ele tenha uma boa comunicação verbal e escrita, e que encontre na leitura uma ferramenta de pesquisa, de incorporação e de aprendizagem para novos conhecimentos. Para isso, a leitura... “(...) é Conhecimento, tal como hoje compreendemos, refere-se a um grau ou tipo de letramento que inclui tanto saber decifrar o escrito, quanto ler/escrever com proficiência de leitor/escritor competente, quer dizer, saber utilizar nas práticas sociais de leitura e de escrita às estratégias e procedimentos que conferem maior fluência e eficácia ao processo de produção e atribuição de sentidos aos textos com os quais se interage.”
(Sandra Patrícia Ataíde Ferreira - 2004)
Enquanto para alguns ainda, ler é extrair o significado do texto (Leffa – 1996), para outros, é atribuir um significado (Ferreira & Dias – 2004). Então ler é um processo que ocorre quando o leitor entra em contato com diversos textos, munido de suas concepções prévias, que adquiriu em vivências particulares, durante seu período de vida, seja ele extenso ou relativamente breve, e que lhe possibilita conotar sentido ao que lê. Essa interação