Sustentabilidade
Agenda 21
Introdução
Nossa proposta de apresentação do tema sustentabilidade e sua aplicação em dinâmica das populações é entender a relação intima entre essas duas bases. Sabendo que os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade estão em constante transformação.
Sustentabilidade e sua aplicação em dinâmica populacional
As populações de seres vivos sofrem, continuamente, mudanças devido a fatores relacionados á taxas de natalidade e mortalidade, imigração e emigração. Entretanto quando uma determinada população está harmonizada com os fatores que influenciam em sua estrutura, diz-se que o tamanho natural dessa população está equilibrado - caso contrário, tal população estará em desequilíbrio.
Há uma questão muito grave enquanto conceito de sustentabilidade, pois as ações humanas sem um comprometimento e responsabilidade ambiental acarretam diversas desestruturações no ecossistema terrestre, também em nossa cadeia alimentar. Além disso, a conversão de biomas nativos. Existe um processo contínuo de desgaste ecológico das áreas em exploração, especialmente no que se refere à perda de solos, ao desperdício da água e à contaminação por agrotóxicos. Em condições normais ideais uma população teria capacidade potencial de crescer sem que nada o impedisse o aumento do número de indivíduos. Essa capacidade recebe o nome de potencial biótico de uma população. Outro fator que interfere no número de indivíduos de uma população é a resistência ambiental, que por sinal se opõem ao potencial biótico, pois existem fatores que impedem o crescimento de uma população além de certo limite e esse conjunto de fatores é a resistência ambiental.
Este gráfico abaixo reflete muito bem o crescimento de uma