Leitura e produção textual
A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções, quando submetida a uma tensão axial em consequência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.
Agora, em um único texto de 10 a 15 linhas, cite e explique o que predomina em relação: (3,0 pontos).
a) à função de linguagem;
b) ao nível de linguagem;
c) ao fator que determina a variação.
Orientação: a explicação referente a cada item acima não pode ser cópia do material didático, deve estar relacionada ao texto dado.
A função de linguagem utilizada no texto é a referencial. Isto fica claro pela maneira objetiva como as informações são expostas, procurando transmitir idéias claras sobre o assunto ao leitor. Esta função de linguagem é centralizada no referente, ou seja, no contexto em que o texto está inserido, procurando retratar a realidade a sua volta. Quanto ao nível de linguagem, o texto se enquadra na modalidade culta, pois apresenta um vocabulário variado e se preocupa em respeitar as regras gramaticais, mantendo um tom sóbrio e formal. Podemos perceber também que o texto apresenta alguns jargões comuns no meio científico, como sacarose e tensão axial, por exemplo. O uso destas palavras é um fator que determina uma variação lingüística social, pois este tipo de linguagem é típico de um determinado grupo, o qual possui um meio