Leitura e produção textual
MAS, POR QUE LEITURA E PRODUCAO TEXTUAL, SE A BASE DO MEU CURSO É INFORMÁTICA? MATRICULEI-ME EM COMPUTAÇÃO E NÁO EM COMUNICAÇÃO!
[pic]
Desenho produzido por aluno da Ciência da Computação, unidade Memorial.
PARA REFLETIR... “MIM QUER VAGA” – Para consultores, domínio do idioma deveria ter mais peso na contratação. (Folha de São Paulo - Cad. Empregos - 29/08/99).[pic]
[pic]
1. COMO LER TEXTOS
Um dos grandes desafios no estudo da leitura tem sido como interpretar de modo adequado o significado dos textos a que somos diariamente expostos, já que vivemos em uma sociedade letrada. Esse desafio se acentua quando, em sala de aula, é proposta a análise e a discussão de um texto, prática comum, especialmente no ensino superior. Uma das grandes queixas dos alunos é que suas considerações só estão corretas quando vão ao encontro do que os professores pensam. Isso não é verdade, os textos trazem ideias reveladas explicitamente, ou de maneira implícita (mas que podem ser depreendidas); fazem referências a verdades externas ao texto ou a outros textos e ainda trazem idéias periféricas cuja função é dar sustentação à ideia central. Esses aspectos são a base da interpretação e compreensão que, portanto, devem ser percebidos e utilizados no processo de leitura e entendimento dos textos. Até mesmo as questões da área de exatas pedem senso crítico e compreensão de enunciados, muitas vezes erra-se uma questão de física por não entender o que foi pedido. Trata-se então de interpretação de textos, que se torna exigência de todas as disciplinas e também da vida profissional.
Quando você for buscar uma vaga no mercado de trabalho a criticidade, a capacidade de comunicação e de compreensão do mundo serão atributos importantes nessa concorrência.