Leitura e produção de textos
1- Leitura crítica
É uma leitura que abrange uma visão global do assunto em foco. Nela observamos se existe relação sequencial lógica entre as ideias do texto. Essa leitura requer do leitor uma ampla visão do assunto em foco. É preciso, portanto, fazer uma leitura anterior para conhecimento da obra que será analisada.
2- Leitura metódica É a leitura que tem por finalidade identificar a ideia principal ou tópico frasal. O que quer dizer? A ideia central geralmente está na primeira frase do parágrafo e em torno dessa ideia central reúnem-se outras sentenças com ideias secundárias relacionadas entre si.
3- Leitura Hermenêutica ou interpretativa A leitura hermenêutica ou interpretativa abrange as leituras anteriores, também é chamada de leitura cognitiva, ou seja, voltada para o conhecimento.
Domínio cognitivo:
• Compreensão: é o entendimento literal ou figurado do que está dizendo qualquer texto, em especial do tema ou opinião do seu autor.
• Análise: é a decomposição das partes constituintes do texto e o modo como ele é estruturado, onde começa e termina cada ideia principal, como ela é desenvolvida, qual o método adotado pelo autor do texto.
• Síntese: é o resumo das ideias mais importantes observadas na análise, quando as repetições, detalhes secundários são eliminados e só o essencial da informação deve ser mantido.
• Avaliação: é a observação, no texto lido, de aspectos como clareza das ideias, correção gramatical, objetividade, coerência, inteireza, veracidade e unidade da informação, entre outros aspectos verificados.
• Aplicação: nessa fase precisamos pôr em prática o que aprendemos e consideramos importante nos textos lidos; o aprendizado só se completa com a aplicação dos conhecimentos assimilados e refletidos por nós. A partir daqui, quanto mais lermos e escrevermos, maior será nossa competência linguística, estilo próprio e originalidade, quanto mais aplicarmos os conhecimentos decorrentes de uma leitura atenta,