Leitura e produção de textos
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Leitura e Produção de Textos
Sistematização da Unidade 2
Na Aula 3, você aprendeu como fazer um esquema das ideias. Agora, leia o texto Os diálogos em internetês, da Revista Língua Portuguesa (disponível em nosso bloco de Materiais Complementares), e faça o que se pede:
QUESTÃO 1
Elabore um esquema do texto lido para aplicar os conhecimentos adquiridos.
TÍTULO DO TEXTO : Os diálogos em internetês
AUTOR : Artarxerxes Tiago Tácito Modesto
Assunto : análise da conversação digital.
1. 1ª Ideia principal
Necessidade de estudar esse novo gênero textual.
2. 2ª Ideia principal
Tendência irrefreável mas que pode ser tirado proveito.
3. Ideia secundária
Os interlocutores produzem atos enunciativos digital.
4. Pormenores
Marcadores prosódicos identificam a variação na altura, intensidade, tom, duração e ritmo da fala.
Intensos debates e inúmeras teses têm se propagado no meio lingüístico concernente à linguagem produzida na internet. Desde a década de 1990 os avanços tecnológicos têm contribuído para o surgimento de novos gêneros textuais como blogs, chats, e-mails, etc. Poucos estudos dessas produções textuais têm acontecido, evidenciando assim a necessidade de um maior aprofundamento sobre o tema.
Essa conversação digital proporciona uma linha tênue entre a fala e a escrita. A troca de mensagens acontece em tempo real e instantâneo, possibilitando aos interlocutores uma conversa com marca de oralidade, criando efeito de proximidade e interação face a face.
Em vez da forma tradicional de uma conversa presencial, o diálogo acontece por intermédio de atos que procuram exprimir e manifestar de forma autêntica uma interação por meio da escrita, denominados atos enunciativos digital.
Marcadores prosódicos são utilizados para identificar a variação na altura, intensidade, tom, duração e ritmo da fala. Alguns exemplos são as reticências, as onomatopeias, os Emoticons