Filosofia da Práxis
O trabalho
A origem da palavra trabalho vem do Latim-trepalim, Latim pop-trepaliare, Bíblico- “ganharás o pão com o suor do tu rosto”. Trabalho-ponos- esforço e penalidades. Trabalho ergo- sentido de criar.
Trabalho como instrumento de transformação
Perpassa pela compreensão de onde e como ele acontece, pela aceitação do mundo como ele é pela compreensão que o executor é um homem pluralista e essencialmente pelo entendimento do trabalho como atividade humana originalmente social fundada sobre a cooperação de indivíduos com divisões técnicas das funções nele exercidas e com as nele instituída quais sejam, a Educação, a Saúde e o Trabalho. Educação e Trabalho: a educação aprimora e reproduz a força de trabalho, propiciando o aumento de competências técnicas e teóricas. O trabalho por sua vez forma o trabalhador no cotidiano. Saúde e Trabalho: a saúde promove e mantém o bem estar e/ou estar bem dos trabalhadores em todas as ocupações. Depende do grau de risco que incorpora pode afetar a saúde do trabalhador. Educação e Saúde: desenvolve métodos de conhecimento a fim de aprimorar a promoção de saúde no trabalho. Fornece as condições para melhor assimilação e aproveitamento do conteúdo educacional. Trabalho e Saúde: se traduzem em mercados de trabalho, escolas, organização do trabalho, competências técnicas e científicas, produção e competências cognitivas sociais.
Condições Ambientais e Modos de Vida
Nas últimas décadas passaram por rápidas e surpreendentes mudanças que influenciaram e comprometeram a qualidade do viver retratando no cotidiano as influências dos problemas adivinhos do desenvolvimento social e