Leitura e Produção de textos
Luciano Petroceli
10/09/2013
Atividades Anhanguera
1 Em determinadas situações em que perdemos nosso autocontrole, parentes próximos falam que estamos histéricas; ou em casos que precisamos de uma ajuda em um problema pessoal, nossa mãe ou uma irmã mais velha, sempre dá um conselho baseado em sua psicologia de vida. Porém está psicologia do senso comum está desvinculada dos termos científicos, estão relacionadas com nosso cotidiano – onde estão sendo sempre repassadas por gerações.
2
A- O homem em todas as suas expressões, as visíveis (seu comportamento) e as invisíveis (seus sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim). É o homem-corpo, homem pensamento, homem-afeto, homem-ação.
B- Em poucas palavras, subjetividade é a individualidade de cada ser humano que se constrói conforme o seu desenvolvimento de vida, em decorrência tanto das marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva.
C- Porque a subjetividade é construída aos poucos pelo individuo, através do material adquirido no mundo social e cultural ao mesmo tempo em que atua sobre este mundo, é ativo na sua construção criando e transformando o mundo (externo) enquanto constrói e transforma a si próprio.
D- Porque as práticas místicas não são construídas no campo da Ciência, a partir do método e dos princípios científicos.
Porque as práticas místicas estão em oposição aos princípios da Psicologia, que vê não só o homem como ser autônomo, que se desenvolve e se constitui a partir de sua relação com o mundo social e cultural, mas também o homem sem destino pronto, que constrói seu futuro ao agir sobre o mundo.
Porque nas práticas místicas há a concepção de destino, da existência de forças que não estão no campo do humano e do mundo material.
3- Somente duas pessoas do grupo já procuram práticas