Montagem de Forro
Quando a intenção for melhorar o isolamento acústico de lajes, o forro deverá ser preferencialmente contínuo, isto é, com rejuntamento entre as placas, já se o objetivo for atenuar a acústica dos ruídos aéreos gerados no próprio ambiente, as juntas deverão ser aparentes e as placas ranhuradas ou perfuradas.
Os equipamentos básicos utilizados na aplicação de gesso (ou peças prontas de gesso) são:
- nível – fita métrica
- estilete com lâminas descartáveis
- serrote- furadeira
- martelo de carpinteiro
- serra de recorte
- lima
- espátula de pintor
- desempenadeira.
Componentes para montagem
Os componentes para montagem de forros com placas de gesso são:
1. placas de gesso:
A superfície da placa que fica exposta pode ser lisa, ranhurada, decorada (motivos em alto ou baixo relevo) ou com perfurações, tendo as bordas retas ou com detalhes.
As superfícies aparentes podem ser fornecidas com acabamento (filme de polietileno, pintura, etc.), podendo-se ainda aplicar reforços nos bordos das placas (perfis de alumínio, PVC, etc.).
O tamanho e formato das placas de gesso devem ser determinados em função das dimensões dos ambientes, o ideal é evitar o recorte de placas.
Ao definir a modulação de placas de fechamento, deve-se considerar:
- a localização e dimensões de luminárias, dispositivos das instalações de ar condicionado,etc.;
- o comprimento e a largura das placas são variáveis;
- a espessura das placas é em função do comprimento. 2. estrutura de sustentação:
Trama de componentes estruturais que dá sustentação aos componentes de fechamento.
Aparente ou embutido em ranhuras presentes nos bordos das placas de gesso, o sistema de sustentação (estrutura e/ou pendurais) deverá ser projetado prevendo uma sobrecarga de 50kg/m2, além do peso próprio dos componentes.
Estruturas de sustentação são, normalmente, constituídas por perfis principais e secundários ou travessas, inter-travadas por presilhas ou dispositivos de