Leitura e produção de texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
Educação: Um Direito de Todos
Ser educado é um direito que se reafirma pelo Estatuto da Criança e do Adolescente juntamente com a Lei de Diretrizes e Bases que definem a educação como dever do Estado e da família. O educando é, acima de tudo, digno de respeito e do direito a educação de qualidade. Não nos basta garantir ou antecipar o acesso à escola, permitindo precocemente o ensino infantil à crianças, nas creches visando as escolas como um espaço favorável para o desenvolvimento da socialização.
É dever da Escola oferecer um espaço amplo, onde a diversidade se torne favorável a democratização desta “Educação para todos,”para que isso aconteça é necessário que a Escola e a Comunidade estejam sempre em sintonia vivenciando dessa maneira sua cultura e seus movimentos sociais como um fator histórico que contribui com o presente, constituindo assim um espaço propício para Formações de pessoas atuantes, crítica conscientes e consequentemente autônomas. É impossível pensar em “Educação para todos” sem falar sobre inclusão social.
Algumas pesquisas mostram que o número de crianças que possuem alguma deficiência matriculadas na escola cresce a cada dia, no entanto estima-se que no Brasil a maioria das crianças com deficiências ainda encontra-se fora de qualquer tipo de escola. Apesar da ação educacional, apresentam-se inúmeras dificuldades tornando um grande desafio a ser superado por todos aqueles que estão envolvidos no processo.
Há muitos anos atrás, pessoas com deficiências eram consideradas incapazes e defeituosos. Essas definições eram reforçadas por significados encontrados em dicionários. Após longos anos, esse termo modificou. Esse “pensar discriminatório” torna mais fácil prestar atenção aos impredimentos e as aparências do que aos pontênciais e as capacidades dessas pessoas.
Diante desta realidade, a inclusão escolar das