Varíola
A Varíola é uma doença viral, exclusiva de humanos. É considerada uma das mais sérias de todas as doenças infecciosas, matando de 25% a 30% das pessoas infectadas não imunizadas. Seu surgimento e desenvolvimento são repentinos e causados pelo Orthopoxvírus variolae, um dos maiores vírus conhecidos e que é extremamente resistente aos agentes físicos externos, como, por exemplo, variações de umidade e temperatura.
Sua manifestação se dava sob duas formas, com comportamentos epidemiológicos (características da doença) distintos, mas manifestações clínicas (sintomas) semelhantes: A varíola major, popularmente conhecida como bexiga, caracterizava-se por quadros clínicos mais graves e alto índice de mortalidade. A varíola minor, ou alastrim, mais branda, matava menos de 1% dos atingidos.
ORTHOPOXVÍRUS:
Ao entrar no organismo humano, o vírus se hospeda em uma determinada célula, onde fabrica suas proteínas e multiplica-se no citoplasma da mesma.
O sistema imunitário do organismo reage contra o vírus destruindo as células antes que o vírus se multiplique, porém o sistema imunitário não consegue bloquear completamente a multiplicação do vírus, pois a proteína que produz faz com que o mesmo fique resistente aos anticorpos.
Como a doença fragiliza o sistema imunitário do indivíduo há grande possibilidade de, nesse período, contrair novas doenças e infecções.
HISTÓRIA
Não há reservatório animal e os seres humanos não são portadores. Desta forma, presume-se que o vírus tenha emergido de um reservatório animal, no passado, após o primeiro assentamento de agricultores, cerca de 10 mil anos a.C., quando os aglomerados populacionais tornaram-se grandes o suficiente para manter a transmissão de pessoa a pessoa.
Os registros mais antigos da varíola foram encontrados em egípcios mumificados há cerca de 3 mil anos. Do Vale do Nilo, espalhou-se para a Índia, chegando à China no século 1 d.C. No Brasil, a varíola foi introduzida pelos