leitura e produção de texto
POLO – BACABAL
CURSO DE SERVIÇO SOCIA
1º PERIODO
IBRAHIM PEREIRA MARQUES
SERVIÇO SOCIAL
BACABAL – MA
2014
ASPECTOS SOCIAIS E HISTÓRICOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROFIÇÃO NO BRASIL
Bacabal – MA
2014
Introdução
O serviço social surgiu como resposta aos interesses da classe burguesa que necessitava de uma prática profissional que interviesse nos problemas sociais, para amenizar as mazelas sociais e controlar as reivindicações dos trabalhadores, bem como os confrontos entre capital e trabalho. Esse cenário favoreceu a institucionalização do serviço social como profissão e conseqüentemente abriu caminho para a criação de um espaço ocupacional no mercado de trabalho que demandou um profissional técnico da pratica social, ou seja, o assistente social.
DESENSOLVIMENTO
ASPECTOS SOCIAIS E HISTÓRICOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROFIÇÃO NO BRASIL
No Brasil, a institucionalização do serviço social ocorre como uma forma de doutrinação e controle de processo de organização política do operariado. Os operários enfrentavam condições de vida precária, o que gerava um clima de intranqüilidade no conflito capital x trabalho, em virtude reivindicações da classe trabalhadora.
O estado, a priori, respondia minimamente as reivindicações dos trabalhadores; porém, com a preocupação em coibir a violência advinda dos conflitos sociais em virtude do agravamento na situação trabalhista e socioeconômica dos operários, em 1930, o governo Getúlio Vargas cria o ministério do trabalho, indústria e comércio.
A criação do ministério abriu procedentes para a criação do salário mínimo e, após, a criação dos institutos de aposentadoria e pensão. Em 1943, consolida-se o conjunto de leis do trabalho – CLT, conquista direcionadas aos trabalhadores Urbanos. Com a criação dessas